Se a pessoa quiser ser aprovada, ela vai ter que abrir mão da vida social?
Eu pretendo fazer alguns concursos.
Sobre abrir mao da vida social isso depende de muitos fatores.
Eu já sou concursado (em um cargo de baixo escalão) e nao abri mao da vida social. Contudo, o fato de o meu cargo ser de menor escalão torna o concurso menos dificil. Para concursos mais difíceis como da magistratura, Ministério Público ou Procuradorias geralmente os aprovados quase nao tem vida social.
CONTUDO, algumas poucas pessoas (mas isso é uma exceção que confirma a regra) aprendem os conteúdos de uma maneira muito rápida. Da minha sala da faculdade, tem um promotor de justiça que tinha uma vida social bem agitada (jogava bola 2 ou 3 vezes na semana, ia a academia umas 4 vezes na semana, namorava, saia constantemente pra lanchar com amigos, jogava muito video game, etc) e passou. Contudo, ele é um caso excepcional. A maioria das pessoas que conheço que passaram em concursos do topo, praticamente abriram mao de vida social pra passar pq sao pessoas normais (nem retardadas e nem inteligentíssimas).
Como me considero "normal" e ainda trabalho, abro mao de muita coisa atualmente pra realizar meu sonho de passar em um concurso top. Em domingos alternados (domingo sim, domingo nao) me permito algum descanso ou lazer). Hoje foi um desses domingos.