01/05/2025 18h24

Prometeu lutar pela reforma agrária, pelo fim do teto de gastos, pelo fim do novo

ensino médio. 3 governos do lula e 1,5 da Dilma já mostraram que de radical eles não tem é nada. Não espero nada de muito inovador dessa turma. Quem tá puxando essa briga é o PSOL, Erika Hilton, o Rick Azevedo. PT jogou uma água no chopp da galera ano passado, o ministro do trabalho falando "é, tem que ver isso aí, vamos conversar com o patrão e o mercado..."

Eu não duvido que o lula queira isso, mas o entorno que é foda. Lembram da reação do mercado com a isenção do imposto de renda pra quem ganha até 5 mil?

É óbvio que é uma luta importante. 6x1 é puxado demais. Tu vive pra trabalhar, e quando tem folga mal aproveita de tão cansado. Pra marcar consulta, agendar algum negócio durante a semana, um happy hour é um deus nos acuda. Isso é viver? Isso é digno?

Lutar pela melhoria de vida do trabalhador é sempre um dever moral de todos. Se dependesse de preocupação de especialista, mercado, empresariado, ainda estaríamos trampando 10h por dia, sem férias remuneradas, carteira assinada, décimo terceiro, empregada não teria carteira. Nenhum país colapsou por trabalhador ter um pouco mais de qualidade de vida, pelo contrário.

Trabalhador em paz, descansado, feliz, rende mais, consome mais no tempo livre. Até porque, só procurar os recordes de 2025, recorde de pedido de demissão, de galera com burn out, ansiedade, depressão, vivendo à base de remédio. Melhor um quadro mais flexível, contratar mais, que perder boa parte dos funcionários por licença de afastamento.

https://www.infomoney.com.br/saude/ansiedade-e-depressao-fazem-o-brasil-bater-recorde-de-afastamento-por-saude-mental/

https://ativamedicina.com.br/afastamentos-por-transtornos-mentais-batem-recorde-em-2024-e-aumentam-pressao-sobre-empresas/

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/03/10/crise-de-saude-mental-brasil-tem-maior-numero-de-afastamentos-por-ansiedade-e-depressao-em-10-anos.ghtml