01/05/2025 21h35

Como Lula comentou no seu pronunciamento: índice de desemprego histórico, aumento da renda do trabalhador,

maior dos últimos 10 anos, é o momento da sociedade discutir novamente a redução da jornada de trabalho. Lula convocou praticamente a sociedade para uma discussão mais ampla a esse respeito. 
Pauta estruturante do Partido dos Trabalhadores. Lula, antes de virar presidente, era um sindicalista, promoveu greve histórica na luta dos direitos da classe trabalhadora. 
E continuou em 1988, com a criação da CUT e o PT, na luta política no Congresso Nacional, obtendo  êxito importantíssimo para a época.
Mas essa reivindicação nunca adormeceu, em 2014 Paulo Paim, do PT, veio com o primeiro projeto:

https://ptnosenado.org.br/reducao-da-jornada-de-trabalho-um-caminho-para-o-desenvolvimento-e-bem-estar-social-por-paulo-paim/
Que permaneceu tramitando, dado o ocorrido com Dilma e com as alterações nas leis trabalhistas - gestão Temer - dá para entender o porquê.
O Partido dos Trabalhadores não desistiu, em 2019. Reginaldo Lopes, o criador original do projeto 6x1

Tentou novamente, claro que não era num governo de esquerda, e mais uma vez o projeto ficou paralisado. 
E olha que teve quem se elegeu com o projeto do Reginaldo Lopes, e até levantaram a bandeira da escala 6 x1, porém é de autoria de um deputado do PT. É bom que mais pessoas se juntem à luta, pois existe correlação de força no Congresso, onde a esquerda nunca foi maioria.
O que o Lula estrategicamente fez foi alertar o povo brasileiro sobre essa discussão de que todos devem participar e fazer a força necessária para pressionar o Congresso com maioria esmagadora direitista, eleitos para fazerem falcatruas e beneficiar o agro e empresários: a legislarem a favor do povo! 
 Lula deveria falar muito mais em rede nacional, adorei o baita pronunciamento!