Prefere ser o pobre em uma escola de rico ou um rico na escola de pobre?

Hipotese 1
Você é bolsista filho da faxineira da escola.
Escola de auto padrão com a melhor educação da cidade.
Mas você vai usar material didático e uniformes doados (usados), não vai ter dinheiro para fazer os passeios da turma, etc.
Também não tem dinheiro para o lanche, é precisa andar 30 minutos à pé para ir e 30 minutos para voltar da escola todos os dias.

Hipotese 2
Você mora na periferia mas seu pai é microempresario.
Escola pública, um dos piores índices de desempenho educacional da cidade.
Falta professor todos os dias.
Mas você é o aluno que tem dinheiro para se vestir bem, comprar material didático da melhor qualidade, comprar lanche na hora do recreio, e é levado e buscado de carro todos os dias pelo sue pai.

O seu eu adolescente de 15 anos ia preferir qual?
04/05/2025 14h34

EU considero que o único (ou pelo menos o principal) objetivo da escola é passar

o vestibular pra tentar entrar em uma faculdade pública.

Digo isso porque mesmo bons alunos costumam esquecer grande parte do que aprenderam na escola.

Como a opção dada foi de estudar em um colégio público ruim, eu acho melhor a particular mesmo. Mais chances de passar no vestibular.

Se a opção dada fosse estudar em uma escola pública melhorizinha (como um instituto federal de ensino) eu acharia melhor essa opção. Com a política de cotas alunos de escolas públicas só concorrem entre si (e a maioria deles não conseguiria passar se todos concorressem em igualdade de condiçoes como era na minha época).

Considerando a política de cotas, penso que as melhores opções são na ordem> escola pública boa> escola particular boa> escola pública ruim> escola particular ruim.