Por que as pessoas tem resistência à mudar?

Tenho uma teoria de que a vida é como as fases do crescimento, onde vc nasce, aprende a andar, a falar, amadurece e depois envelhece, mas no sentido mental as pessoas ficam estagnadas numa mesma fase, normalmente na fase da adolescência ou no início da vida adulta.
Muitas se agarram as mesmas crenças, opiniões, personalidade e jeito de ser que adquiriram no início, sem se aprimorar, se refinar, passam pela vida e não alteram nada.

Isso procede?
anônima
anônima
04/05/2025 17h38

Porque mudar dá medo. Toda mudança traz novos desafios e nos tiram da nossa zona

de conforto.
E o ser humano, assim como qualquer outro ser vivo, sempre irá preferir se manter em solos já conhecidos.

Mas em relação à teoria, bem.. Basicamente isso já é estudado pela Neurociência, e trata-se da Plasticidade Cerebral, que é a capacidade do indivíduo de aprender e se adaptar à idéias novas, que inclusive vai se perdendo ao passar dos anos. E já é um consenso ciêntífico que grande parte da nossa personalidade e dos nossos valores vieram da infância, e que passamos o restante de nossas vidas com grande parte disso em nós.

Então não creio que seja uma teoria em si, pois já é um consenso. Isso tem inclusive haver com o fato de TODAS as coisas que existem no universo serem relutantes à mudanças.

A real é que o universo segue a Lei da Estabilidade, ou seja, tudo o que existe nele busca estabilidade de alguma forma, ou em outras palavras, uma forma de se manter existindo com o menor uso de energia possível. E isso se aplica desde ao formato das estrelas (redondo), até à Teoria da Evolução, etc. Então podemos dizer que é normal que as coisas sejam relutantes à mudar, e que o cérebro evita mudanças, pois precisa se adaptar à elas, e isso significa gastar mais energia do que precisaria. Enfim;