Por que algumas pessoas ralam tanto para passar em concurso e, quando passam, trabalham por pouco tempo?

Pedem exoneração? Romantizaram demais o serviço público e quando o povo entra descobre que não é tão mar de rosas assim, aí resolvem largar tudo para ir ser empreendedor vendendo cursos para concurseiros?

https://youtu.be/rpI0atj8YSQ?si=lLR_Wmh62NS0ZSbK
05/10/2025 22h55

O Brasil romantiza demais setores públicos, isso é péssimo para o desenvolvimento da nação.

Em

muitos lugares do mundo, serviços públicos são direcionados a pessoas com pouca qualificação que não conseguiram se dar bem na iniciativa privada.

Ou então, em setores públicos que realmente agregam conhecimento a sociedade, como entrar pra NASA ou ser pesquisador em algum centro público de pesquisa e desenvolvimento.

Mas aqui, o cara quer estudar pra trabalhar no balcão da receita pra ganhar 7~20 mil por mês cobrando os outros, ou algum serviço burocrático que só serve para sugar dinheiro do estado sem nada realmente lucrativo a sociedade.

O incentivo devia estar na iniciativa privada, seja empreendendo ou trabalhando no setor, ou então, se for no setor público, áreas de importância para o conhecimento.

O Brasil é cheio de pesquisadores fodas que acabam indo para os Estados Unidos, Europa ou CHINA porque nesses países eles valorizam mais tais profissionais. Aqui, o país valoriza servidor público pra te atender um balcão, gente da receita recebendo rios de dinheiro só pra cobrar impostos, fora aqueles que trabalham no INSS ganhando 6~7 mil para te atender lá na previdência.

Não existe nenhum país que mais incentiva a vagabundagem e a improdutividade do que o Brasil.