Ecocardiograma com profissional homem, me ajudem a naturalizar isso!

Antigamente, não tinha problema o médico ser homem e fazer exame que pudesse estar pelada, hoje em dia, quero não( as notícias de abuso me fizeram repensar) pior que é no SUS e não me liguei que deveria te pedido uma mulher, achei que seria uma, já fiz ecocardiograma na universidade. Você fica pelada da parte de cima. Super constrangedor. Como o homem vai avaliar o coração sem ser ter ver o seio?
Se for idoso piorou, fico super desconfortável, já acho que tem chances maior de ser abusador.

Eu sou da saúde, mas tem coisas que não concordo. Exame assim tinha que ser feito por mulher, eles nem perguntam o paciente se pode ser homem. Se fosse particular eu cancelaria.
09/10/2025 06h37

É bem compreensível se sentir desconfortável, principalmente com tantas noticias sobre abusos, mas uma forma

de neutralizar isso é lembrar que o exame é um procedimento técnico, rápido e não íntimo. O foco do médico será em analisar sua função cardiaca e não o seu corpo! E se vc parar pra pensar que aquele médico já fez o mesmo procedimento em centenas de pessoas, o peso emocional diminui. Infelizmente no sus é mais difícil escolher o médico pq o agendamento já vem pronto e eles não costumam perguntar se a paciente prefere mulher, mas mesmo assim dá pra se proteger e vc pedir na hora pra manter um lençol cobrindo o que não precisa estar exposto ou vc mesma leva um lenço fino e cobrir ou uma toalha de mão. Também dá pra pedir que uma técnica de enfermagem fique presente durante o exame, o que é um direito seu.
O médico precisa apenas da região do tórax próxima ao coração, não é necessário deixar os seios totalmente a mostra e se em algum momento o médico reagir mal ou não te respeitar, vc pode registrar o ocorrido na ouvidoria da unidade.