Voto em partidos de esquerda por motivos sociais, sem medo nenhum de uma instalação Socialista, que acho que seria impossível sem voto geral popular ou até mesmo uma guerra Civil. Qual seria o motivo de tanta paranoia dessas pessoas
A imensa maioria só fala bobagem ignorante na internet. São os adeptos da Joyce, nem
perde teu tempo com eles. São analfabetos funcionais, mal sabem ler a Wikipedia.Bom, existe uma pequena minoria inteligente que leu e sabe o que socialismo, comunismo e capitalismo, conhece um pouco da história dos últimos 200 anos e um pouco de política internacional pós queda do muro de Berlim.
Estes tem consciencia que o sonho socialista clássico, o socialismo real, estipo soviético, acabou. Nem na China, que mantem o Estado ditatorial e controlador, há muito do velho sistema. Então qualquer paranoia sobre uma possível revolução não entra na questão.
O discurso deles é diferente. É uma cópia mal lavada do discurso neo-conservative americano, que faz oposição não ao comunismo clássico, mas ao liberalismo (nos EUA liberal é esquerdista). Então eles falam "comunismo" e "comunistas" mas se referem a políticas sociais típicas da social-democracia europeia pos guerra, ou se desviam pra discussões culturais completamente aleatórios da sociedade ocidental pós 68.
É aborto, feminismo, cotas, impostos, laicidade do Estado, questões de gênero e etc.
Isso é "comunismo" pra eles.