31/10/2025 18h01

Se um dia treinar superior e no dia seguinte pernas, a parte de cima já

está descansando.

E sim, precisa descansar, é aí que o músculo cresce e se recupera. De 48h a 72h se o treino foi muito pesado, não apenas 1 dia. Se ficar treinando sem descansar pode acabar é perdendo músculo, força, se lesionando, o risco de lesão aumenta muito. Famoso overtraining. Não tem pra onde correr. Treino, alimentação e descanso. Sempre foi e sempre será a santa trindade da hipertrofia.

Eu já fui desses de treinar 6 dias por semana e descansar um. Fiquei anos estagnado, chegava o fim de semana e eu só queria dormir, nos último dias de treino eu fazia todo mal feito.

A mudança veio quando cortei meu volume pela metade. Treinar 3 vezes por semana me deu mais força, mais resistência, mais recuperação como há anos não tinha. Voltando com o músculo 100% eu conseguia treinar mais pesado e progredir, tanto em repetição quanto em peso.

Um dos livros que me inspirou muito foi o Heavy Duty do Mike Mentzer. Enquanto Arnold pregava treinos cavalares de 3h por dia, 5 a 6 vezes por semana, Mike pregava que um treino até a falha por músculo era suficiente pra estimular o crescimento. Coisa de 40, 50min no máximo. Mas sempre progredindo e até a falha. O seu mental fica pilhado com isso. Uma coisa é chegar e fazer as mesmas séries, com mesmas repetições, com mesmo peso, que faz há meses sem fazer careta. Outra é dar o seu máximo até a falha e no proximo treino, tentar nem que seja uma repetição ou 1kg a mais. Todo treino meu é novo, porque sempre vou além do último, ou pelo menos tento.