Tô perdida na vida: sem emprego, sem faculdade e sem rumo. O que eu faço pra mudar isso?

Eu terminei o ensino médio faz um tempo e, desde então, tenho me dedicado a estudar pra passar em Medicina ,um sonho que carrego desde adolescente. Esse ano, fiz o Enem ontem , só esperando a próxima prova , mas sendo realista, acho que não vou conseguir entrar. E tudo bem, eu sei que é um curso difícil, mas confesso que isso me deixou abalada, porque eu me esforcei bastante no cursinho .

Hoje moro com meus pais e meus dois irmãos pequenos . Meus pais são pessoas simples, trabalhadores, e a situação financeira aqui em casa é bem justa. Eu queria muito poder ajudar, trabalhar, conquistar minhas coisas com o meu esforço, mas até agora não consegui emprego. Já deixei currículos em vários lugares, mas nada de resposta. Isso tem me deixado frustrada, porque eu quero ser independente, sabe? Quero ter o meu dinheiro, fazer cursos, cuidar mais de mim, aprender coisas novas. E eu moro em cidade de interior, pequena.

Eu sou muito sonhadora, gosto de aprender, de entender as pessoas, de conversar sobre a mente humana, sobre sentimentos, sobre propósito. Mas às vezes me sinto perdida sobre qual caminho seguir. Não quero um trabalho mecânico, sem sentido ,eu preciso sentir que o que eu faço tem propósito.

Tem dias que eu me sinto bem, confiante de que as coisas vão se ajeitar, mas em outros, parece que tudo trava. Eu só queria uma direção, um conselho de alguém que já passou por isso ou entende essa fase. Como encontrar o meu caminho profissional e financeiro sem perder a esperança? Como seguir firme mesmo quando tudo parece parado? O que vocês fariam no meu lugar?
10/11/2025 10h47

Sentir-se perdida não é fracasso, é sinal de que você está em transição. Muita gente

bem sucedida já passou por isso. O que importa agora é o que você vai fazer daqui pra frente. Escolha um foco simples por exemplo: - Quer um emprego? Comece atualizando seu currículo e buscando vagas simples, mesmo que temporárias.
Quer estudar? Pesquise cursos técnicos, gratuitos ou de curta duração (como SENAI, SESC, cursos online) e assim por diante, faça uma coisa de cada vez.