O cargo mais importante do Brasil não deveria ser mais criterioso?
Não faz sentido isso já que é o presidente q representa o povo em nível internacional, ele deveria ser melhor preparado
Não faz sentido isso já que é o presidente q representa o povo em nível internacional, ele deveria ser melhor preparado
anônima
O sistema político no Brasil é todo defeituoso.
O povo elege a cada 4 anos um
presidente diferente como se isso fosse, de alguma forma, trazer algo benéfico. Mas aaah a democracia, não é mesmo? Você tem uma empresa, o diretor dessa empresa (que é seu colaborador) sempre dá lucros e administra muito bem a empresa. Qual a lógica de, passado 4 anos, você trocar só pra ter uma rotatividade?
A rotatividade excessiva do presidente da republica invalida praticamente qualquer projeto de longo prazo no Brasil. O cara ganha uma eleição e já tem que se preparar pra outra eleição que ocorre em 4 anos, e passado os 4, os últimos 4 não tem mais incentivos algum já que ele não pode tentar um 3 mandato. E somado, com sorte, ele fica 8, mas com 8 anos não se consolida projetos de longo prazo, raramente um projetinho de médio prazo.
Não a toa que os presidentes do Brasil sempre focam suas ideias em projetos de curto prazo, o ganho político a projetos de longo prazo são muito baixos, não há incentivo algum.
E o que falar daquele congresso extremamente dividido? Nem os EUA que é a maior "democracia" do mundo tem tantos partidos assim. Uma caralhada de partido com ideias extremamente divergentes que não se conversam no parlamento, todo mundo preocupado com teu ganho político e não com o desenvolvimento do país. Aaah, mas a democracia não é mesmo?
Eu acho que, no Brasil, deveria existir o cargo de primeiro ministro, dividindo o executivo em dois, o presidente cuidando dos assuntos internos e o primeiro ministro representando e cuidando dos interesses externos do país. Além disso, não deveria existir limite de tempo que a pessoa pode se reeleger. Se o cara manda bem e o povo quer continuar elegendo, que assim seja, não faz O MENOR SENTIDO tirar um bom presidente só porque assim funciona nos EUA ou porque tem que ter uma rotatividade.
Fora isso, eu acho que o presidente não precisa ter cursado a faculdade, mas pelo menos ter terminado a educação básica. É o mínimo que se espera!