Quando você não puder andar e nem ir ao banheiro sozinho (a).
anônimo
Tenho pensado em não ter filhos e isso de ser cuidada por alguém não passa
nem perto de ser uma preocupação. Se eu envelhecer, eu espero ter condições suficientes pra me cuidar sozinha, e se eu não tiver, prefiro ir pra um asilo, ou então morrer de uma vez.Envelhecer não é essa coisa maravilhosa como pintam e romantizam por aí. A pessoa fica velha e não tem mais serventia nenhuma pra sociedade, é tratada como um estorvo.
Minha bisavó mesmo, viveu até os 104 anos e eu ouvi muitas vezes os filhos e os netos dizendo que ela tava "fazendo hora extra". Apesar de estar lúcida, diziam que ela atrapalhava a minha avó, impedia ela de sair de casa e estar com as filhas dela. No fim, a colocaram num asilo e não deu nem 3 meses e ela morreu. Deve ter morrido de tristeza.
A verdade é que esse "cuidado" que a maioria dos idosos recebe dos próprios familiares, eu não quero. Não quero as pessoas decidindo as coisas por mim baseado no que é conveniente pra elas, de acordo com o que vai ser menos trabalhoso pra elas, e não pensando na minha vontade. Não quero ser chamada de "velha teimosa" só por tentar exercer um pouco da independência que ainda me resta. Acho isso humilhante.