Primeiramente que o termo "capitalismo" é uma critica socialista ao modelo de livre comércio. Prefiro
o termo mercado livre ou modelo de ordem comercial. (Mais usado por defensores do sistema)Nesse modelo, as pessoas são livres para empreender, trabalhar, poupar, e decidir onde querem investir ou gastar. Isso estimula o consumo, a prosperidade e a inovação. Sou a favor do modelo pois sou a favor do setor privado, ao contrário disso, é socialismo, no qual o estado detém não apenas o monopólio da força, mas também o monopólio econômico.
É claro que o "capitalismo" tem suas falhas, assim como outros sistemas. Mas é, sem dúvida, o melhor arranjo econômico atual, desde que seja feito de modo que haja competitividade.
É claro que um "capitalismo" puro e selvagem pode ser tão ruim quanto tentar aplicar um regime comunista, sem dúvida, mas sendo bem feito, tem tudo pra dar certo.
O estado deve fazer o papel dele dentro de um regime "capitalista" pra fazê-lo funcionar bem, mitigando a desigualdade, zerando a pobreza extrema, criando politicas sociais na área da saúde e educação, protegendo o meio ambiente e por ai vai....
Ao contrário do que se prega os ultraliberais de Youtube, o regime de ordem comercial (capitalismo, se preferir) é um arranjo político econômico criado e protegido pelo estado, não há capitalismo sem estado, como fala os "anarcocapitalistas" da internet.
Para o "capitalismo" funcionar é necessário a presença do estado, orientando e dando a segurança jurídica necessária para que negócios prosperem. Ser a favor do sistema "capitalista" e contra o estado é contraditório.
A não ser que a pessoa seja comunista, pois ai sim, o comunista defende a abolição do setor privado e, por fim, do estado. Mas comunismo é ilusão, assim como o anarcocapitalismo.