19/12/2025 00h07

Quer dizer que está pagando de acordo com o resto das empresas do mercado no

mesmo ramo.

Veja, tudo tem um preço, bens de consumo, serviços e sim, SALÁRIOS.

É difícil explicar para o trabalhador que só quer receber seu dinheirinho e seguir sua vida, mas nem toda empresa pode dar o luxo de pagar altíssimos salários. Talvez explorando o trabalhador, o que não deve ser o caso.

A maioria dos negócios no Brasil de pequeno e médio porte trabalha com margens baixíssimas, às vezes abaixo de 10%. É muito interessante ver o faturamento bruto de uma empresa e achar que ela surfa na onda. Mas a verdade é que depois de pagar tudo, impostos altos, gargalos logísticos, burocracia, folha de pagamento (+encargos trabalhistas) que são altíssimos no Brasil.... No fim da conta, lucro liquido fica pequeno, e com aquele dinheiro as empresas constrói colchões para se proteger de eventual instabilidades do mercado, emergências, crises e etc...

Eu vejo muita gente reclamando de salários, e realmente, são baixos. Mas isso não é culpa do trabalhador que produz pouco ou do empresário que quer pagar pouco (na maioria das vezes), mas sim do sistema atual, do governo, que cria um sistema instável e injusto que beneficia uma minúscula parcela da sociedade enquanto o restante da sociedade produtiva (empresários e trabalhadores) sofrem pra sobreviver.