Você acredita em Deus? Justifique.

- Se sim, é porque te ensinaram? teve alguma experiencia de vida? pesquisou por conta e chegou a essa conclusão?
- Se não, o que fez você chegar a essa conclusão? a sua base é a ciência? como você interpreta a frase "do nada, nada se faz"?
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
23/12/2025 20h46

Acredito porque conheço a Sua história, vejo os detratores que tentam negá-Lo a qualquer custo,

seus erros e saltos lógicos, movidos pela necessidade vã de afirmar a autossuficiência do homem, e o estilo de vida niilista que têm, cujo único propósito é viver o imediato, e para isso ordenam suas crenças e verdades de forma a justificar essa busca hedonista.

Deus é resultado inevitável da busca de sentido. Alguns já se conformaram em crer que não há sentido na vida, e por isso crêem no "faze o que tu queres", mas não se questionam por que querem o que querem. Simplesmente escolhem parar de questionar.

A minha base não é científica, pois a epistemologia científica não é aplicável à metafísica. Ninguém duvida das verdades matemáticas, por exemplo, embora não faça sentido construir um experimento para confirmar (ou falsear) que a matemática é verdadeira. As verdades matemáticas, ao contrário, são deduzidas pela razão.

Da mesma forma, Deus se permite conhecer pela razão. A frase "do nada, nada se faz" (ex nihilo nihil fit) significa que o nada, por definição, não possui potência alguma; e como tal, não pode ser causa de coisa alguma. Tudo o que conhecemos e experimentamos, todos os fenômenos, têm uma causa. Regularidade fenomenológica e causa e efeito são pressupostos fundamentais para o conhecimento. Se não podemos presumir que um fenômeno seja regular, isto é, que se repita, então não podemos derivar leis gerais sobre o mundo, sobre como o homem age, sobre como a física funciona, sobre o que é bom ou mau.