Por que as pessoas romantizam tanto relacionamentos difíceis onde um não tem nada a ver com o outro?

Tem até gente vendendo curso na Internet de como lidar com um relacionamento assim. Gente que não tem nada a ver com a outra pessoa, é praticamente o oposto,
Pensamentos diferentes, gostos, jeito de ser, estilo de vida, valores, princípios
Parece a maioria fica apenas por paixão, por isso existem tantos divórcios
anônima
anônima
26/12/2025 15h04

Ao contrário, o motivo de hoje haver tantos divórcios é o excesso de opções e

a baixa tolerância a diferenças.

Basta ver que muitos casamentos antigos, apesar de arranjados, perduraram em felicidade. Meus bisavós, por exemplo, foram obrigados a se casarem depois que a minha bisavó foi flagrada pela mãe dela cortando a unha dele na janela de casa, enquanto conversavam. Ele era pobre, e não era a escolha da família, mas por receio de que ela seria julgada, forçaram o casamento. Viveram muito felizes, apesar disso. Claro, naquele tempo havia traição em muitos relacionamentos, mas hoje não é diferente.

Antigamente, conseguir pretendentes era muito mais difícil. Não havia Internet, redes sociais, redes especializadas em relacionamentos, como Tinder e Facebook Dating, nem nada que permitisse tão facilmente que pessoas há tantos quilômetros uma da outra pudessem se conhecer. Transporte, quando disponível, era coletivo, e carro era um luxo muito mais indisponível.

As pessoas tinham que se virar com o que havia: uma quantidade limitada de pessoas para conhecer e se envolver (geralmente do mesmo bairro ou de um bairro próximo). Por isso, não podiam simplesmente descartar outra pessoa por motivos fúteis. Portanto, não acredito que seja falta de conexão verdadeira. Se não havia conexão, havia diálogo, e esforço para conectar-se. Isso foi substituído por uma satisfação inalcançável e um desejo da realização no tempo imediato.