Ela foi estudar fora e terminamos. Sou egoísta?

Namoro 3 anos, casamento de 2 anos.
Ela comentou comigo que queria fazer um curso nos EUA, falei que ela devia tentar já que era algo importante e não queria que ela vivesse com arrependimentos.
Ela passou e me perguntou o que a gente iria fazer, falei que não tinha outra opção além do divórcio, eu a amava, mas eu não queria ficar 3 anos separados pois é muito tempo, não posso ir com ela porque sou funcionário público, cargo que lutei muito para conseguir, além disso tenho um empreendimento local, vivo bem e a minha casa se tornou o ponto de encontro de familiares e amigos, coisa que gosto muito e valorizo.

Hoje vi uma publicação de uma amiga dela, basicamente contando o meu caso numa rede social e falando um monte coisa ao meu respeito, os comentários eram na maioria muito negativos, me chamando de egoísta e que homem não pode ver mulher prosperar etc. Eu não tinha nada disso na minha cabeça, tomei aquela decisão com o coração na mão, me senti traído, eu não tinha um único plano na vida que ela não estivesse incluída.
anônimo
anônimo
02/01/2026 21h31

No fundo, foi melhor assim. Cada um foi atrás daquilo que o fazia feliz. Se

você fosse pros Eua e largasse tudo, você se sentiria infeliz. Se ela ficasse só pra te agradar, ficaria infeliz também.
Esse é o tipo de conversa que se deve ter ainda no namoro, quando vê que tudo tá se encaminhando pro casamento. E que pelo visto vocês não tiveram.

A vida não é estática. Um dos dois pode ter o desejo de morar fora, o outro pode ser transferido do trabalho, ou pode perder o emprego e ter que se reinventar em outro lugar, enfim, é preciso pensar em várias possibilidades, ter um plano B, C, D, pra saber o que fazer em situações assim.
E pra você considerar o divóricio a única opção, é porque você sempre teve apenas o plano A em mente, que era ficar onde você está agora.
Nem é justo você dizer que se sentiu traído, porque sua decisão mostra que você sempre se colocou em primeiro lugar.