09/01/2026 14h51

Bem, podemos resumir isso em basicamente 2 explicações do porquê isso acontece.

1 - O Brasil

teve forte influência comunista no séc passado, principalmente depois do regime militar. Isso criou um grupo forte de intelectuais doutrinados a essa vertente política. Fez com que isso criasse uma repulsa pelo mercado capitalista. Queira ou não, a elite intelectual de um país é quem realmente manda no país.

2 - O Brasil nunca adotou um modelo capitalista ao estilo liberal igual o Reino Unido ou Estados Unidos. Nosso capitalismo sempre foi de conchavo e favorzinho. Graças a esse estado burocrático, centralizador e desigual. Criou uma elite muito rica (amigos do rei), enquanto grande parte da população na pobreza. Essa desigualdade produzida pelo estado fez com que as pessoas passassem a culpar os ricos e não a elite intelectual e política do país que é a verdadeira culpada. Diferente, por exemplo, de países da América do norte, Europa e alguns países da Ásia que fizeram isso de modo certo, o Brasil criou ricos através da exploração e não da produção e liberdade econômica.

3 - {bônus} - A inveja é algo natural do ser humano, infelizmente. E isso não se resume apenas a questão financeira, mas beleza física, poder, e etc... As pessoas são invejosas por N motivos, seria estranho se isso também não acontecesse na questão financeira $$. Até nos EUA há muita gente que não gosta do capitalismo, na Europa também. Isso se deve a erros do sistema deles, mas também da inveja natural.