Agendei uma vaga no SUS para restaurar 1 UM dente meu, o dentista foi atenciosamente grosso comigo. Ele falo que não precisava e que estava tudo certo, apenas passo pasta no meu dente e mando eu cuspir, uma coisa de 10 minutos. Sai de lá muito brava, prefiro gastar 400 conto em um particular e ter os dentes bem cuidados, do que no SUS. Nunca mais irei no SUS, vocês já passaram por situação mais humilhante?
anônima
O desenho dele é uma porcaria. Não tem objetividade. Não tem prioridade. Não há parâmetros
a serem respeitados por lei. Você entra lá com uma fratura exposta e não sabe se sairá com o membro afetado ou não. Além disso, a estrutura na maioria dos hospitais são de baixa qualidade.Fora isso, eles atendem de "graça", né? Não precisa pagar diretamente ao hospital. Eles também fazem exames, procedimentos e internações que custariam um olho da cara no particular, a custo de uma baixíssima eficiência.
Na minha opinião, o erro do SUS está no desenho. Primeiro, não é todo mundo que não consegue pagar, esse lance de ser universal e gratuito é algo que engana legal. Muita gente tem dinheiro pra pagar exames mais baratos e consultas simples, dinheiro que poderia ser melhor reaproveitado pra melhorar a estrutura dos hospitais e trazer mais conforto aos pacientes que realmente precisam de um suporte maior.
Segundo, o estado devia fornecer saúde em conjunto com a iniciativa privada como países desenvolvidos fazem como Canadá e Suíça, por exemplo. Não há necessidade do paciente ser atendimento exclusivamente em postos públicos de saúde. Isso gera um custo descomunal e há muito desvio também.
Terceiro, estrangeiros, pessoas residentes fora do país, que não contribuem com nada no país, deveriam pagar por atendimento como qualquer hospital particular. Não é porque vem do estado que precisa ser totalmente de "graça".
O mito do "de graça" funciona forte no Brasil, infelizmente, enquanto isso, centenas de pessoas morrem por causa da baixa eficiência, milhões desviados pela corrupção, e injustiças, já que o rico tem acesso de "graça" sendo que poderia pagar para contribuir com a melhora do sistema de saúde público.
Enquanto o povo não se mobilizar para cobrar mudanças na área de saúde, duvido que algum governante vai tomar a iniciativa, os caras estão confortáveis, não há porque mudar a merda que já está há anos assim.