Problemas no relacionamento, o que fariam nessa situação?

Estamos juntos a 3 anos e morando junto a 1 ano, temos um bebê que acabou de fazer um ano.
Meu marido sempre foi muito fácil de se irritar, tudo se irrita, se faz algo que ele não gosta já se irrita.
Resumindo, as coisas que eu não gosto que ele faça, ele sempre quer dar uma do que se quiser faz, não necessariamente ele vai lá e faz, mas ele quer dar entender isso, já tudo que eu faço ou falo que vou fazer ele fecha a cara ou faz uma tempestade em um copo d'água, essa semana eu pedi pra me deixar na casa da minha mãe antes e ir trabalhar e ele fechou a cara, ficou me respondendo mal, deixou eu lá e ficou mandando mensagem pra olhar direito o bebê sabendo que eu cuido muito bem, meu amigo sofreu acidente grave e perdeu a perna, postei uma foto estimando melhoras, ele passou o dia brigando comigo, falando merda, me tratando mal, e eu tenho crises de ansiedade forte, ele sempre me deixa chorar sozinha, não me ajuda, as vezes estou no quarto morrendo de chorar e ele tá pra sala, coloca música, fica cantando, ou vai trabalhar, sai de casa, mas me larga passando mal sozinha, quando vou tentar apaziguar eu não posso encostar nele, manda eu tirar a mão, não se acalma e a maioria das vezes nada sério, ele sente ódio do nada. Ele quer mandar em mim em tudo e se eu não faço o que ele quer, fecha a cara e já muda. Acabei de fazer 26 anos, ele tem 29.
Já pensei em terminar mas por motivos maiores ainda não consigo sair daqui, gosto dele, mas já não me vejo mais como eu, me perdi e nem sei quando.
Quando brigamos sempre eu que vou atrás, se eu não vou, ele fica vivendo a vida dele normal, já tentei não ir, mas tenho muita ansiedade e isso acaba comigo, me faz acabar indo .. mas sei que isso está acabando comigo ..
16/01/2026 20h46

Como se sente cuidando de duas crianças?
Deve ser exaustivo, né. A diferença é que

uma realmente precisa dos seus cuidados, já esse outro, haja paciência. Ele é um péssimo companheiro, e não há nada que você possa fazer que irá mudar esse jeito dele de ser. A impressão que dá é que ele é manipulativo, parece querer te ver afastada das pessoas, sem rede de apoio, e mesmo estando só com ele, parece querer te punir com a indiferença, o silêncio. Saiba que isso é abuso psicológico. E eu desejo sinceramente que você se separe desse cara assim que for possível e vá buscar ser feliz. Nem que seja só você e seu bebê. Você não tem que passar por isso. Não se castigue dessa forma.