Tenho 20 anos e não trabalho nem estudo. Alguém me ajuda?

O que eu faço com a minha vida?

Tenho 20 anos, nunca trabalhei na vida. Já trabalhei de bico uma vez em um buffet mas eu fui péssima! Depois disso nunca mais trabalhei.

Não sei mexer com dinheiro, fui criada com meus pais fazendo tudo pra mim, e minha mãe não me deixava nem lavar uma louça, eu tenho muita dificuldade em constância, disciplina e organização. Tenho autismo e TDAH (sei que isso não é desculpa para nada) só tô falando o que se passa comigo na esperança de alguém me ajudar.
Eu sou muito indecisa e medrosa, fico com medo de não dar conta de trabalhar, não sei nem passar troco. Nenhum curso me chama atenção, eu tenho hiperfoco em leitura, escrita pensei em fazer faculdade pra ser professor não passei no Enem.

Quero trabalhar pois todos exigem de mim isso, agora depois de velha eu comecei ter que aprender a varrer uma casa, cozinhar, enfim

Não me sinto boa em nada, me sinto pra trás. Me sinto uma batata uma ameba.

Tenho medo de procurar emprego e não dar conta de trabalhar, não ser contratada pela falta de experiência etc

Tenho medo de muitas coisas, e também penso em muitas possibilidades. O pensar demais em muitas possibilidades, e o medo, essas duas coisas me fazem paralisar e não ir para frente nem para trás.
Sou extremamente julgada, e entendo. Eu só queria uma ajuda, um conselho, uma luz

Eu preciso de ajuda, não sei o que faço.

Tenho medo de dar um passo errado e acabar me prejudicando ainda mais. O medo e a cabeça cheia de possibilidades me fazem paralisar.

Não trabalho, não estudo. Mal faço as tarefas de casa cotidianas, agora que tô começando a tentar varrer uma casa e etc.
anônima
anônima
21/01/2026 16h03

Tudo que é novo, nos causa um certo medinho, mas nesse caso não é normal.

Não sei suas condições financeiras, mas se não puder, no CRAS tem psicologos que podem te acompanhar, melhor você começar aos poucos, faça uma lista do que precisa melhorar e vá trabalhando isso. E pense que num emprego novo, todos os que já estão lá, foram novatos um dia e erraram.