Tenho 20 anos e não trabalho nem estudo. Alguém me ajuda?

O que eu faço com a minha vida?

Tenho 20 anos, nunca trabalhei na vida. Já trabalhei de bico uma vez em um buffet mas eu fui péssima! Depois disso nunca mais trabalhei.

Não sei mexer com dinheiro, fui criada com meus pais fazendo tudo pra mim, e minha mãe não me deixava nem lavar uma louça, eu tenho muita dificuldade em constância, disciplina e organização. Tenho autismo e TDAH (sei que isso não é desculpa para nada) só tô falando o que se passa comigo na esperança de alguém me ajudar.
Eu sou muito indecisa e medrosa, fico com medo de não dar conta de trabalhar, não sei nem passar troco. Nenhum curso me chama atenção, eu tenho hiperfoco em leitura, escrita pensei em fazer faculdade pra ser professor não passei no Enem.

Quero trabalhar pois todos exigem de mim isso, agora depois de velha eu comecei ter que aprender a varrer uma casa, cozinhar, enfim

Não me sinto boa em nada, me sinto pra trás. Me sinto uma batata uma ameba.

Tenho medo de procurar emprego e não dar conta de trabalhar, não ser contratada pela falta de experiência etc

Tenho medo de muitas coisas, e também penso em muitas possibilidades. O pensar demais em muitas possibilidades, e o medo, essas duas coisas me fazem paralisar e não ir para frente nem para trás.
Sou extremamente julgada, e entendo. Eu só queria uma ajuda, um conselho, uma luz

Eu preciso de ajuda, não sei o que faço.

Tenho medo de dar um passo errado e acabar me prejudicando ainda mais. O medo e a cabeça cheia de possibilidades me fazem paralisar.

Não trabalho, não estudo. Mal faço as tarefas de casa cotidianas, agora que tô começando a tentar varrer uma casa e etc.
anônima
anônima
anônimo
anônimo
21/01/2026 16h19

Boa tarde. Eu também sou autista e me identifiquei com a sua situação. Minha vida

sempre foi complicada em diversos ambientes (escola, encontros, grupo de amigos e trabalho). Meus pais sempre foram muito protetores e faziam tudo para mim. Não me deixavam cozinhar, lavar a louça, pegar o elevador sozinho. Com 21 anos eu deixei o Brasil para estudar na Europa. Isso porque eu sentia que morando com os meus pais eu nunca iria estar preparado para a vida. Você tem uma vantagem gigantesca: já sabe que é autista. Isso faz muita diferença. Eu não tive essa sorte. Não tente ser como todos os outros, você é diferente e única! Foda-se se vão te julgar ou achar que é vitimismo. Só quem é autista de verdade sabe como é difícil. Se sua família conseguir te ajudar, vale a pena morar e estudar fora. Até porque aqui grande parte das pessoas em empregos bons foram contratadas por amigos ou familiares. Um autista nunca levará vantagens nessa sociedade. As entrevistas de emprego também não ajudam muito. Se eu pudesse voltar no tempo eu faria o seguinte: tentaria me especializar em algum trabalho técnico que fosse valorizado em algum país desenvolvido - se você conseguir o visto, claro (alguma atividade que você seja boa ou goste). Morar fora não é para qualquer um, mas pode ser libertador para você. Concursos PCD podem ser uma boa opção caso você opte em ficar no Brasil. Algumas empresas oferecem um programa trainee que você passa por diferentes setores no mesmo emprego. Isso pode ser interessante para você testar vários departamentos. Não se esqueça que a terapia ajuda. Tente sempre ter um psicólogo te acompanhando! Quanto ao medo, insegurança e indecisão, eu sofro as mesmas coisas. Tenta ter uma check list de tarefas diárias para organização e assim evitar ficar paralizada. Medo, ansiedade e desconforto em entrevistas de emprego faz parte. Quanto mais entrevistas e candidaturas fizer, mais chance de ser contratada. A procura por emprego é uma coleção de rejeições. Boa sorte anônima!