22/01/2026 05h39

Impostos elevados sufocam muito a economia, principalmente em economias ainda subdesenvolvidas e com um histórico

de inflação e juros persistentes.

Pessoal aqui do Brasil tem a mania de defender impostos altos baseado em países ricos, sobretudo aqueles do leste europeu. Mas eles não começaram assim, eles investiram na indústria, atraíram empresas, capital humano, fortaleceram e desenvolveram a sua economia antes de cobrar impostos elevados pra poder sustentar uma economia rica e desenvolvida.

O que a esquerda, principalmente latino americana não percebe, ou finge não perceber é que, países ricos não ficaram ricos cobrando impostos altos, mas cobram impostos altos por ficarem ricos.

Primeiro o país deve ter impostos baixos pra estimular o consumo e o empreendedorismo. Com o tempo, conforme a malha industrial cresce e se desenvolve, as instituições se fortalessem, inflação e juros ficam comportados por um longo período, e o poder de compra da população sobe, nesse caso, aí sim o país vai cobrar mais impostos pra poder manter o alto padrão de qualidade de vida, podendo aumentar ainda mais a infraestrutura e investimentos caros que são necessários para desenvolver ainda mais o país em relação aos outros.

O Brasil faz o inverso, não temos uma malha industrial forte e rica, nossa inflação e juros são historicamente altas, o poder de compra se mantém estagnado por anos, não sobe, na verdade tem até caído. Daí o governo vai lá, pega um país que já tá mancando de uma perna e começa a bater na outra perna boa, aí é complicado. Ao fazer isso, você sufoca a economia do país, atrasa e as vezes até impede um crescimento mais robusto e sustentável.