brasileiro normalmente só paga pelos seus atos de forma justa no exterior
https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2026/01/23/brasileiro-e-condenado-a-prisao-perpetua-na-irlanda-por-matar-a-ex-namorada.ghtml
https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2026/01/23/brasileiro-e-condenado-a-prisao-perpetua-na-irlanda-por-matar-a-ex-namorada.ghtml
O problema do Brasil não é nem tanto as penas brandas, mas é a impunidade.
A certeza da impunidade é pior do que uma pena leve.A justiça brasileira é lenta e falha, e isso incentiva muito mais o criminoso do que a rigidez da pena em si.
Quando um criminoso comete um crime, ele não pensa sobre quantos anos ele pode ficar preso, mas ele pensa, vou ser preso por isso?
Se houvesse investigação e punição rápida, isso seria muito mais eficaz. O criminoso pensa, se eu cometer crime com certeza vou ser pego e preso, algo que infelizmente nem sempre acontece no Brasil.
É melhor você ter um país com uma justiça rápida e eficiente do que um país com leis duras, mas cheia de brechas, regalias, e morosidade. Muitas vezes, criminosos escapam da lei devido a erros e lentidão da justiça.
É claro que uma pena dura é ótimo, mas isso de nada vale se não tiver um sistema de justiça rápido e eficiente.
No Brasil, a elite criou brechas pra fazer com que a elite sempre escape da lei. Sempre tem um artigo, ou um recurso que dificulta a manutenção da prisão do criminoso, e os poderosos usam essas falhas.
Corrigir isso não é fácil, leva tempo e boa vontade. Num país cheio de corruptos e safados, fica difícil qualquer mudança nesse sentido.