Sobre a cultura da branquitude nas novelas mexicanas
A galera que parece mexicana mesmo tende a fazer personagens secundários, como empregados da casa ou da fazenda. Isso é curioso num país que a população não guarda tanta semelhança com os atores das novelas.
A galera que parece mexicana mesmo tende a fazer personagens secundários, como empregados da casa ou da fazenda. Isso é curioso num país que a população não guarda tanta semelhança com os atores das novelas.
Eurocentrismo. Séculos de escravidão e colonização, inclusive cultural. O padrão de beleza, consumo, arte, foi
moldado pelas elites da época. Seus descendentes mundo afora, donos de estúdios, produtoras etc ainda mantém essa padrão por herança.Basicamente é um racismo estrutural e legado colonial. No México inclusive tem o termo Whitexians, que é essa preferência por elenco branco. Tanto por histórias geralmente falando de famílias ricas e gente da alta, portanto brancas. Também tem a questão da projeção internacional, novelas mexicanas são algumas das mais exportadas do mundo, papo de mais de 100 países. Então seguem uma fórmula já aceita mundialmente.
Po, no Brasil na década de 20 e 30, havia concurso de criança, bebê, mais eugênico. Beleza europeia era critério de saúde superior. Leiam os artigos do Renato Kehl, a intelectualidade médica tratava eugenia como ciência séria. Papo torto do caramba, quanto menos europeu mais o bebê era propenso a doenças, mau completamento entre outras paradas que fariam Hitler lacrimejar de orgulho.
E isso é em boa parte do ocidente. Lembro de ler uma entrevista com um dos produtores daquele filme do Will Smith, Hitch o conselheiro amoroso. O par romântico dele seria originalmente a Cameron Diaz, mas veio de cima no estúdio a ordem de trocar uma mulher branca por uma negra ou latina, a ideia da loirinha dos olhos azuis com um negro irritou muita gente ali. Uns véi broxa racista, basicamente.
E também tem a questão prática. Na América latina, atores, diretores, artistas no geral vinham de famílias ricas e brancas. É bem mais provavel uma jovem branca frequentassd aulas de teatro, tivesse contatos na indústria, chamasse atenção de caça talento que uma jovem mestiça, indígena, classe média.
.jpg)