07/02/2026 18h38

Na dúvida, vamos olhar para o Banco Central. O fato de na última reunião do

COPOM indicar queda a partir de março mostra que não tem mais desculpa nenhuma. Se houvesse algum motivo por menor que seja pra manter ou aumentar os juros, BC usaria, como vem fazendo há anos.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/bc-confirma-inicio-do-corte-de-juros-mas-cita-serenidade-em-ata-do-copom/

E se o governo pudesse manipular esse dado, já teria abaixado há muito tempo para forçar artificialmente o BC a baixar taxa. Tanto IBGE, quanto Banco central, analistas do mercado, corretoras de investimento, FGV e os caraio já estão trabalhando com queda dos juros a partir desse ano, visando encerrar perto dos 12%. Ou seja, o ciclo agora é de queda. Leia-se: o mercado permitiu abaixar a taxa.

https://cbn.globo.com/economia/noticia/2026/02/03/copom-confirma-que-processo-de-queda-da-selic-se-iniciara-na-proxima-reuniao.ghtml

O problema dessa pergunta é que o referencial sempre vai ser supermercado, onde mais oscilam os preços. Cidadão que faz compras toda semana e que vê disparar preço do pão, leite, café, tá pouco se lixando pra preço de imovel, bandeira de energia, meta de inflação etc.