09/02/2026 00h38

A pergunta parte de uma generalização rasa demais. Cê pega alguns casos e acha que

todos os portugueses são racistas? Ou que a maioria os povo é esquerda por causa dessa eleição? Ou que não existe gente racista na esquerda? Po, irmão, se ajuda aí.

A votação ficou 66% a 33%. Se eu tivesse que apostar, diria que os racistas estão na minoria do lado perdedor, não na totalidade ou maioria do povo português.

Até porque não foi só voto da esquerda, ministros e políticos do atual governo que é de centro-direita apoiaram o Seguro contra o maluco do Chega. Ele herdou os votos no segundo turno dos eleitores do Figueiredo( iniciativa liberal) e Luis Mendes(centro-direita), por exemplo.

Pô, até o Aníbal Silva, que é um notório conservador, declarou apoio ao Seguro. Foi um apoio amplo dos mais diversos espectros políticos. Não à toa foi a eleição com mais votos na história.

Portugal não tem um presidente de esquerda há 20 anos. Última vez foi o Jorge Sampaio, que em 2006 foi sucedido justamente pelo Aníbal Silva.

Pra ver o nível de rejeição do Ventura. Foi meio parecido com eleição aqui em 2022, não é que o povo curta o lula, mas a rejeição pelo Bolsonaro era bem maior.

Aliás, por falar nisso:

https://www.poder360.com.br/eleicoes/bolsonaro-apoia-andre-ventura-para-primeiro-ministro-de-portugal/

AAAAAAKKKKKK falha nunca.