Karl Marx é um idiota total!

Olha essa merda abaixo.

A teoria do valor-trabalho
valor de uma mercadoria é determinado exclusivamente pela quantidade de "trabalho socialmente necessário" para produzi-la.

marx esta errado. O valor depende da utilidade que o consumidor vê no objeto e da escassez, não apenas do esforço do produtor. Se eu levar 100 horas para pintar um quadro feio, ele não vale mais do que um quadro incrível pintado em 10 minutos.

olha a citação kkkk

"Tempo de trabalho socialmente necessário é aquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições de produção socialmente normais e com o grau social médio de destreza e intensidade do trabalho."

https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/capital/livro1/cap01/01.htm#tr9

******

Ele diz que o valor é o "tempo médio" que a sociedade leva para fazer algo.

A falha dele é como a gente sabe qual é esse "tempo médio"? Só descobrimos isso quando vemos os preços nas lojas. Marx tenta usar o trabalho para explicar o preço, mas ele precisa do preço para explicar o que é "trabalho socialmente necessário". Ele fica andando em círculos.

******
Marx trata o trabalho como se fosse uma massa única, onde um cirurgião é apenas "vários operários somados".

E marx esta errado, uma hora de um gênio criativo ou de um especialista raro não é apenas "mais tempo de trabalho". É escassez. Se só existe uma pessoa no mundo que faz algo, o preço explode, não importa se ela fez em 5 minutos ou 5 dias. marx ignora que a raridade manda mais que o relógio.
12/02/2026 12h22

"marx esta errado. O valor depende da utilidade que o consumidor vê no objeto e

da escassez, não apenas do esforço do produtor."

Parabéns, gênio. É exatamente o que ele diz.

Você não tem capacidade de entender nem o primeiro capítulo do Capital. Normal, não é leitura fácil, ainda mais pra você.

Ele primeiro separa valor de uso de valor de troca. São duas grandezas, não apenas uma. Ele não disse que o valor total se dá apenas pelo trabalho.

Vamos por partes.

1 - Diferença entre valor de uso e valor de troca:

"Há que considerar toda a coisa útil, tal como ferro, papel, etc, sob um duplo ponto de vista, segundo a qualidade e a quantidade...

(...)
Os valores de uso constituem o conteúdo material da riqueza, qualquer que seja a sua forma social. Na forma de sociedade que vamos considerar eles constituem simultaneamente os portadores materiais do — valor de troca.

(...)
O valor de troca aparece, antes de mais, como a relação quantitativa, a proporção na qual os valores de uso de uma espécie se trocam por valores de uso de outra espécie, uma relação que muda constantemente com o tempo e o lugar. O valor de troca parece, por isso, ser algo de casual e puramente relativo, um valor de troca interior à mercadoria,


2 - Você está confundido os critérios. Não é o valor de uma mercadoria que é determinado pela quantidade de trabalho, é a magnitude do trabalho que influencia no valor de uso comparativo entre mercadorias diferentes. É uma variável entre várias(escassez, por exemplo). Mais adiante Marx fala sobre a quantidade de trabalho medida na grandeza do uso. Se bastasse trabalho e tempo, quanto mais você enrolasse para fazer um trabalho, mais ele teria valor.

Tanto que ele conclui, que se o objeto não tiver utitilade, então o trabalho também nao valeu nada:

Finalmente, nenhuma coisa pode ser valor sem ser objecto de uso. Se for inútil, então também o trabalho nela contido é inútil, não conta como trabalho e não forma, por isso, qualquer valor