Por que você quer ser mãe ou pai?

Você homem, está preparado pra perder noites de sono dando a mamadeira e trocando fralda de madrugada? Vai ser participativo a esse ponto? (a mãe já faz isso mesmo).
Preparado pra dar atenção e brincar com seu filho depois de um dia exaustivo, onde ele só quer um minuto da sua atenção?
Você mulher, está preparada pra não deixar que a exaustão da maternidade se transforme em um estresse que vai descontar no seu filho que está chorando muito?
Estão preparados pra se um dia seu filho virar pra você e disser "mãe, pai, eu sou homossexual", e ao invés de replicar o preconceito dentro de casa, abraçar seu filho e mostrar que o ama independentemente do que você acredita?
Ser mãe e pai vai muito além de colocar um filho no mundo. Se assim o fizerem, façam com amor, com consciência, não queiram fazer deles uma cópia barata de si mesmos. Se não for pra ensiná-los a serem alguém melhor do que você é, não tenha.
E não diga que quer ter filho porque quer deixar um legado no mundo. Filho não nasce pra ser uma extensão do teu ego.
17/02/2026 10h57

Eu quero ter filhos porque eu tenho condições para ter.

Eu tenho preparo financeiro (sou

servidor público estável). Com o preparo financeiro posso fornecer comida de altíssima qualidade, roupas de algodão livre de microplásticos, brinquedos. Posteriormente escola particular, hobbys (natação, música, futebol, etc). Lazer, como levar para sair, para o cinema, para viagens.

Tenho preparo emocional. Meu emocional é como uma rocha, posso lidar com o desconforto gerado por crianças, como choro, excrementos, temperamento, instabilidade. Sem transformar isso em punição física contra ela.

Tenho histórico familiar. Minha família inteira é composta por membros que tiveram muitos filhos e criaram boas pessoas. A maioria esmagadora dos meus familiares possuem altos salários. A minha geração de primos e irmão 95~2000 toda está em empregos que pagam bem.

Não tenho problemas de saúde que possam ser transferidos para meu filho. Ninguém da minha família tem diabetes, hipertensão, autismo, etc.