A fé deixa as pessoas burras, iludidas e frustadas?

Sempre pedi coisas a Deus pensando q ele me ajudaria e ele não me ajudou. Pior q foram anos. Me sinto uma tonta, burra, iludida por ter orado 8 anos por algo.
Sou católica mas por ter uma amiga evangélica acabei aprendendo falar toda hora em pensamento "em nome de Jesus" e "está reprendido em nome de Jesus". Como faço pra largar esses costumes e voltar a ser uma pessoa normal?
anônima
anônima
26/08/2018 00h33

Ainda não entendo como até hoje há pessoas que preferem acreditar em divindades sem nenhum

tipo de evidência ou razão que sustente isso. Tudo o que você possa imaginar que possa ser explicado por meio de divindades pode ser explicado sem as mesmas, visto que a fé é um ato que é feito sem necessidade de justificação, ou seja, sem argumentação, além de não haver nenhuma evidência. A busca por conhecimento, tanto racional (filosófico) quanto científico tende a levar as pessoas a pensarem que divindades são coisas que não fazem sentido, bem como rituais ou religiões, ao menos quando essa busca é levada a sério e você não a sede às suas conveniências.
Acho que muitas pessoas ainda escolhem acreditar em divindades por alguma questão de conveniência, tudo parece muito mais simples e mais seguro quando se usa uma divindade para explicar aquilo que não se pode conhecer com detalhes, como a morte, a sexualidade, a separação das pessoas, e em civilizações antigas, até mesmo fenômenos como a chuva, que não eram facilmente explicados nem bem controlados, as pessoas tinham mais medo da natureza e tinham mais segurança ao explicar esse fator por uma divindade.