Se o amor próprio nos basta, por que ainda procuramos nos relacionar com as pessoas?

Eu penso que algumas pessoas superestima demais o amor próprio, como se ele nos completasse. Que só com ele podemos ser felizes. Se fosse assim, pq as pessoas procuram necessariamente se relacionar com outras se elas já são felizes? Eu penso que a superestimação disso se formou como ato de consolar as pessoas que tiverem ou vem tendo desilusões amorosas. E eu acredito que todos temos amor próprio, pois não nos drogamos, não roubamos, não fazemos a infelicidade alheia, estudamos, trabalhamos para ter um futuro melhor. Isso é amor próprio, só que o amor que se prega aqui é uma relação afetiva consigo mesmo, o que acho demasiadamente um exagero.
anônimo
anônimo
28/08/2018 17h05

Cara, não sei exatamente onde você encontra pessoas que dizem isso, porque isso está ABSOLUTAMENTE

ERRADO. Seres humanos são gregários, sociais. Precisamos de companhia. Um dos grandes problemas da viagem a Marte, por exemplo, é justamente o longo isolamento social que um astronauta sofreria. Isso poderia desencadear depressão crônica entre outros problemas gravíssimos de saúde mental.

Então, é muito importante amarmos nós mesmos. Mas precisamos de amigos, colegas, amantes, bichos de estimação e o que mais pudermos ter à nossa volta para nos fazer companhia.