Estou começando a ter problemas de gagueira, mas somente em algumas situações específicas, em que estou mais "relaxado", como uma conversa com um amigo próximo, com os pais, etc. Não tenho dificuldade nenhuma em falar em público, entrevista de emprego, nem nada do tipo. Consegui até um estágio recentemente, e na fase da entrevista eram 2 vagas para 7 candidatos. Mas estou com medo disso piorar. Já fui em 2 fonos e ambas falaram que não tenho problema algum.
Alguém já passou por isso?
Alguém já passou por isso?

anônimo
São dificuldades de fala normais ou típicas de gagueira?
( Cocê repete ou prolonga muito
as sílabas? Tem uns bloqueios ou pausas muito longas? Fica forçando muito pra palavra sair? E ao invés dela sair você acaba fazendo um movimento estranho tipo piscar demais o olho, entortar a boca ou saindo um som insesejado?) Se algumas coisas baterem com as que eu disse acima, realmente é uma gagueira. Se você tem pessoas na família que gaguejam, você pode ser portador desde sempre, mas ela se manifestar de fato só agora com 19. Você pode ter criando estratégias inconscientes para falar super bem durante a sua vida toda, principalmente os momentos em público. E como nos momentos casuais, você relaxa, as disfluências voltam a aparecer.
Agora se essa dificuldade for algo mais assim:
( Hesita muito ao falar ( "É.... é.... é....") usa muitas interjeições ou jargões o tempo todo ("tipo assim", " aí ", "sabe?", "tipo", "entende") , repete palavra ou frase ( fica tentando consertar e sai tudo errado umas 5 vezes), repete palavras monossílabas (" aí... eu... eu ... eu ).
Se for assim, pode ser algo mais a ver com o seu estado emocional, algo fácil de se solucionar. Pode ser chamado de pseudo-gagueira ou gagueira psicogênica. Aí a fono realmente pode até dizer que você não tem nada e te encaminhar para um psicólogo, mas o ideal seria que ela te explicasse isso.
Espero ter te ajudado!