26/09/2018 21h11

Fazendo uma análise mais detalhada da situação da Venezuela e o que causou esse caos

todo não dá pra explicar simplesmente jogando a culpa no Socialismo, obviamente que sim, é o principal problema mas seria uma resposta muito medíocre!

Alguns tentam explicar a crise da Venezuela do por que ta faltando comida, protestos, pobreza aumentando em 80%, botando a culpa na queda no preço do barril do petróleo! Só tem um problema nesta tese, ela está errada!

Primeiro que o barril de petróleo só começou a cair em 2014, mais precisamente em setembro de 2014, mas antes mesmo já encontrávamos notícias dizendo que faltavam comida em setembro de 2013, abril de 2012 e inclusive em dezembro de 2011 quando o preço do petróleo estava 120 DÓLARES, enfim os suprimentos já faltavam bem antes do início das quedas nos barris de petróleo!

A causa da escassez de mantimentos foi provocada por um controle de câmbio muito forte que o Chávez fez em 2003 durante uma altíssima inflação de 40%, ele basicamente ressuscitou uma empresa estatal que controla quem vai comprar dólares, que você precisa para importar coisas entre elas mantimentos! E isso na prática nacionaliza a importação de mantimentos, ou seja, você só consegue importar algo se o governo deixar você comprar dólares!

E claro esse controle de moeda não conseguiu conter a inflação que estava em 40% e desde então nunca caiu abaixo de 10%, pelo contrário, já chegou a 60% e hoje está por volta de 700%! Chegando ao ponto em que o dinheiro venezuelano não vale NADA! Em cima disso Chávez também colocou um controle de preço em cima de alimentos, ele limitou o preço que podia vender alimentos e afins.. E é FATO, controle de preços GERA escassez!

Em outras palavras.. Viva o Laissez-faire!