Embora minha vida não seja como eu queria que fosse, não quero reclamar, pois eu sei que eu posso muda-la para melhor; e eu tenho os recursos para isso, o difícil é achar algo que me motive. Alguns dias atrás, eu tinha visto um vídeo do BBC Brasil em que o Dr Drauzio Varella falava sobre meritocracia; ele disse que ela não vale em todos os casos, mas se a pessoa é preguiçosa, não gosta de trabalhar, não gosta de estudar, aí vale meritocracia, senti como se essa mensagem fosse direcionada a mim. Ainda sim não estou motivado pra mudar. Como vocês lidam com isso ?

anônimo

anônimo
19/10/2018 15h37
No momento, queria era motivação para não me alimentar.
E meritocracia é uma palavra que cada
pessoa interpreta de uma maneira diferente.Muitos entendem que meritocracia é uma forma de justiça em que as pessoas são recompensadas proporcionalmente à sua utilidade ou contribuição social. No dicionário, significa que, quem é mais útil tem maior poder de decisão sobre o que acontece com quem é menos útil. São coisas diferentes.
Embora eu concorde com a interpretação do senso comum, a meritocracia do dicionário é antiética. Não é porque uma pessoa contribui mais ou é mais útil na sociedade que ela pode decidir pelos inúteis. Se assim fosse, ela poderia decidir aniquilar os inúteis e improdutivos. É claro, portanto, que ela não pode ser um princípio político.
O princípio político correto é o da não-violação da propriedade de cada um. Desse modo, uma pessoa não tem direito de decidir por outra pessoa o seu destino, cabendo apenas aos improdutivos mudarem a sua própria situação. Se a pessoa quer continuar sendo inútil, que seja, desde que não agrida outros para subsistir.