Pessoa, por que o Brasil nunca será um país como EUA ou Japão?

Me perguntava várias vezes sobre o fato do nosso país nunca atingir o ápice desses países e me veio na cabeça uma coisa: o brasileiro não gosta de estudar, não gosta de criar, não pensa em fazer cursos que venha a ter uma importância significativa para o desenvolvimento do nosso país. Se formos analisar, o nosso país não predomina ciências exatas, engenharias, uma medicina avançada, tudo o que fazemos é replicar ou comprar produtos e equipamentos de outros países para usarmos aqui. Agora o que a maioria da população brasileira faz? Enquanto o nosso país colocar a literatura e as artes como fator principal dentro da nação, ele nunca será um país desenvolvido. Precisamos de mais engenheiros competentes, mais médicos competentes, mais professores que ensinem disciplinas que venham a contribuir com a melhora e crescimento do país. Enquanto o brasil tiver aquela visão como teve no tempo das escolas literárias, seremos sempre a sombra dos países desenvolvidos.
anônimo
anônimo
anônima
anônima
27/10/2018 12h29

Na minha opinião não é culpa do brasileiro. Me corrijam se eu estiver errada, mas

na minha opinião o Brasil ainda é um país de exploração, porém agora são os próprios brasileiros que nos exploram. Os políticos roubam o dinheiro, ganham salários exorbitantes, e não investem nas áreas de crescimento do país (educação, tecnologia, cultura, etc...). Eles não se interessam em ter um projeto para tornar o Brasil uma grande potência.
É difícil a população se interessar quando nem por mesmo da parte dos políticos tem investimento nisso. As mensalidades das faculdades são caríssimas, pra conseguir de graça é necessário um grande esforço, geralmente tendo que pagar cursinho (que também são caros) e mesmo assim não tem oportunidade pra todos.
Até o ensino público é ruim, muitas vezes nem tem professor, assim é difícil se interessar pelas matérias.