Estou arrasada mas quem não mandou estudar.

anônima

anônimo
05/11/2018 08h08
A manipulação na Internet transcende o espectro das chamadas fake news. A seleção de matérias
veiculadas por um jornal, ou mesmo a proporção de matérias favoráveis e desfavoráveis a um viés ideológico já podem ser consideradas uma forma de manipulação.Apóio algumas iniciativas privadas de análise e validação de rumores, como o projeto Comprova, que reúne editores de diversos jornais e até outras personalidades para, de maneira conjunta, fazer essa verificação da "veracidade" das informações disseminadas.
Porém, mesmo projetos como esse requerem a validação das pessoas que consomem seus serviços, afinal todo grupo que os compõem é, em alguma medida, enviesado, já que cada indivíduo no mundo é um ser pensante com uma visão de mundo diferente e portanto com interpretações distintas acerca de cada fato. Ora, como libertário, reconheço que a minha visão do mundo é pouco popular e dificilmente seria contemplada por um projeto como esse, então para mim é tolice esse objetivo de veicular notícias isentas de posicionamento. Afinal, até o não posicionamento, ou a neutralidade, é um tipo de posicionamento. AKA centrão.
(Fiquei com preguiça de dividir parágrafos no final, e não, esse não é um texto de redação do ENEM, rs. Apenas a minha nada curta opinião sobre o assunto.)