Eu ainda estou no curso e acho que seria bom se eu tivesse alguma noção de alguma pessoa que já esteja formada sobre a relevância de elementos do curso como histórico, pesquisa, extensão, monitoria e as ligas para exercer a profissão no futuro. Eu não conheço nenhum cirurgião na família, nem mesmo próximo, apenas um médico da área de psiquiatria não muito próximo na família, acho que seria bom se eu tivesse uma ideia melhor sobre isso.
Procure a liga de cirurgia da sua universidade. Eu faço parte da liga de cirurgia
daqui, e temos práticas em cirurgia geral, anestese e vascular. Sutura, acesso central, às vezes fazemos algumas etapas de apendicectomia e colecistectomia.Tenho ideia de quanto alguns preceptores ganham e da carreira deles (todos os cirurgiões daqui são da Ebserh, ou seja, preceptores). Se teu hospital for vinculado à Ebserh, facilita muito a sua vida de acompanhar algum cirurgião, pois todos são obrigados a te receber (com restrições a número de alunos e prioridades a internos, claro).
Pra questão da residência, foi unanimidade entre os cirurgiões: todos participaram de ligas de cirurgia. Monitoria e IC, nem todos.