Sou ateu faz um tempo e minha família e toda católica/evangelica

anônimo

anônima
13/03/2016 11h57
Eles são "muito" religiosos? Ou normal? Porque eu acho que quando se tem uma família
do tipo "fanática" é melhor nem contar mesmo, afinal, duas coisas podem acontecer:1-Eles te excluem da família.
2-Eles te excluem da família por um tempo mas depois se forçam a esquecer sua opção religiosa e te aceitam de volta.
Se eles vão ignorar que você é ateu, qual o objetivo de contar? A menos, é claro, que isso seja uma questão de consciência limpa, então você precisaria contar, mas enfrentar o risco do primeiro item.
Mas, se sua família não for fanática, basta você explicwr seu ponto de vista. Dizer que, pra você, a crença em algo invisível não parece plausível, e que gostaria que eles entendessem o seu lado, porque você entende o deles em querer acreditar, e isso não muda o carinho que você sente por eles.
É claro que há grande possibilidade de eles vierem com o discurso de "quando acontecer algo de ruim com você, vai entender a fé", ou "Deus te criou e cuida você, como pode não ter fé?", mas isso, infelizmente, é um preço a se pagar.
Minha mãe é católica, e eu tive que contar pra ela que sou agnóstica, mas quando se tem um pai e um irmão ateus, e outra filha que curte ocultismo (nada contra, claro, mas pra mamãe deve ser estranho), filha agnóstica é benção, então admito que meus conselhos não vem de experiência própria, mas acredito que sejam o melhor caminho.