Devemos ou não monitorar nossa fala?

Devemos ou não monitorar nossos palavras? Se deixamos tudo correr livremente somos naturais mas acabamos dizendo coisas, que podem ofender as pessoas sem a gnt perceber. Se monitoramos cada palavra que falamos nos tornamos roboticos e manipulaveis. Como encontrar o equilíbrio?
Tive uma discussão sobre sobrepeso a pessoa entendeu como preconceito, sendo que eu queria dizer como apenas preferencia pessoal.
anônimo
anônimo
anônima
anônima
16/01/2019 10h19

Claro que sim. O discurso do antipoliticamente correto é uma desculpa de algumas pessoas para

que possam continuar perpetuando preconceitos sem que se sintam envergonhadas por isso. São, em sua maioria, conservadores, que se incomodam (e até se sentem acuados) pelas mudanças sociais. Acham que as minorias estão tentando forçar tais mudanças goela abaixo do restante. "Como assim não pode mais fazer piada de gordo? Sempre pôde. Por que agora vocês querem subverter a ordem natural de todas as coisas? Quanto mimimi", é como um conservador pensa.
Acontece que não dá mais pra ser assim. Se um gordo se sentiu ofendido com o seu comentário, não é correto reduzir o sofrimento dele à "mimimi". É muita insensibilidade e falta de empatia. O mesmo se aplica às mulheres, aos negros, indígenas e LGBTs. Se você foi acusado de gordofobia, machismo, racismo, ou homofobia, talvez seja o momento de parar e refletir sobre a acusação, e não o momento de ficar na defensiva.