Qual vilão vocês mais gostam?

Desenho, filme, novela...
anônima
anônima
17/01/2019 01h44






Na literatura, vejamos, damas primeiro. Mulheres filhas da puta, Annie Wilkes em Misery, do Stephen King, Mitsuko em Voragem do Junichiro Tanizaki.

Gosto muito do Diabo do John Milton em Paraíso Perdido e do Diabo em Divina Comédia. E por falar no tinhoso, mais diabólico ainda é o Juiz Holden em Meridiano de Sangue. Nunca vi personagem tão intrigante: filosófico, manipulador e inteligente, e ao mesmo tempo cruel e brutal, deuzulivre, é um dos personagens mais emblemáticos da literatura.

"O que une os homens, ele disse, não é a partilha do pão mas a partilha de inimigos"

Não faz diferença o que o homem pensa da guerra, disse o juiz. A guerra continua firme. Dá no mesmo perguntar aos homens o que eles acham da pedra. A guerra sempre esteve aqui. Antes que o homem existisse, a guerra esperava por ele. É a profissão definitiva à espera do profissional definitivo. É assim que foi e será. Dessa maneira e de nenhuma outra.

Essa é a natureza da guerra, cuja aposta é ao mesmo tempo o jogo e a autoridade e a justificação. Vista dessa forma, a guerra é a forma mais legítima de divinação. Significa por à prova a vontade de um individuo e a vontade de outro no contexto dessa vontade mais ampla que, ao ligar as deles, é por conseguinte forçada a selecionar. A guerra é o jogo supremo porque a guerra é em última instância um forçar da unidade da existência. A guerra é Deus.

Brown examinou o juiz.
Você ficou louco, Holden?
Enlouqueceu de vez?

O juiz sorriu.”