Tenho fobia de falar em público. O que eu faço com essa porcaria?

Tenho fobia de apresentar trabalho pra classe, quando chega a hora eu quase passo mal e sempre passo mico e fico quase desmaiando de vergonha e me sinto horrível, quando estou na classe com os alunos fico normal e não fico com vergonha mas quando algum professor chega falando que vai passar trabalho de apresentação me dar pavor e isso atrapalha a minha vida e o professor novo que chegou é muito rígido e dia 27 tem um trabalho pra apresentar e só em pensar nisso fico com raiva, a sensação que eu sinto em falar em público é horrível parece que minha voz fica presa, estou pensando em desistir dos estudos só por isso porque vou passar vergonha se apresentar trabalho, já o cara que eu fico é tão diferente de mim pois ele sempre foi desenrolando e até falava poesias pra um público grande e ele não errava uma palavra, sempre teve sucesso com público diferente de mim :(
anônima
anônima
anônimo
anônimo
13/02/2019 20h21

Eu já fui como você. E hoje sou muito diferente, inclusive cogitando a carreira de

docência.
Tinha pavor de falar na frente da sala de aula. E, anos depois, me vi fazendo apresentação em palco de anfiteatro para um público grande incluindo prefeito da cidade.
O mundo dá voltas. Mas você tem que se preparar para isso.
Não precisa de terapia, tratamento, curso, nem nada disso. Vão te ajudar com certeza, mas não são pré-requisitos para você alcançar essa mudança.
Também não será uma mudança de uma hora para outra. Provavelmente não será agora no próximo dia 27, mas você pode ir trabalhando nisso aos poucos.
Treinar é um começo. Sei que a enorme maioria dos estudantes não treinam para a apresentação. Repetem umas palavras dentro da própria cabeça e acham que treinaram. Pratique pra valer! Coloque seus pais sentados no sofá e apresente pra eles. Repita isso até soar bem. Depois reúna uns amigos e faça a mesma apresentação. A cada "etapa" mais desafiadora, embora o nervosismo aumente, você irá recuperar automaticamente elementos do treino anterior. O quanto mais você treinar, melhor irá se sair. Se treinar bastante, uma hora as palavras sairão naturalmente, e embora o nervosismo inicial na apresentação, ao "engatar a primeira marcha" o resto virá automaticamente.
Outro ponto importante é fazer bem o seu trabalho de pesquisar o material da apresentação. Você não precisa se tornar uma expert no assunto, mas pesquise bem e entenda bem aquilo que irá falar. Quanto mais confiança no que você está falando, mais tranquila ficará com a apresentação.
É isso, não tem segredo. Treine, pratique, apresente para outros antes da apresentação para valer. Se repetir isso, aos poucos, começará a ver que irá perdendo o nervosismo na hora. E NÃO FUJA das apresentações, saia da zona de conforto e se desafie! É algo importante de superar, e que tenho certeza que consegue se empenhar nisso.