Esforço realmente pode fazer qualquer um ser bom naquilo que tanto quer?

Tive essa duvida por bastante tempo,pois havia treinado para o basquete(que por sinal é meu esporte favorito) por 3 anos,porém mesmo com um horario fixo que me permitia poder treinar sem precisar me enrolar com outros assuntos,mesmo dando meu melhor todo dia notei que não importava o quanto eu me esforçava vi nenhum progresso,simplesmente nenhum mesmo(não me surpreendo se ninguém acreditar que eu não passava do ``basico´´ do basquete),e quando comentava com alguém só ouvia``você não está tentando o bastante,você não está fazendo seu melhor,está inventando desculpa´´,enfim..esforço realmente pode fazer alguém ser bom naquilo que tanto gosta ou é apenas uma mentira inventada para incentivar os outros?
anônimo
anônimo
14/03/2019 22h20

Em determinadas áreas o esforço conta muito.
Já estudei o suficiente para ouvir muito professor Dr.

falar o mesmo: prefere um aluno esforçado do que um "talentoso". Há aqueles que sempre parecem captar o assunto mais rápido, entender as coisas antes do que os outros, etc. porém, se ele não se esforça e se acomoda à sua facilidade de aprendizado, será muitas vezes ultrapassado (em termos de notas, oportunidades de bolsas, trabalho...) por aqueles alunos mais razoáveis, que até têm dificuldade em certos assuntos, mas que se esforçam muito.
Se tratando de um esporte, já não sei. Creio que o talento exerça um papel muito mais forte. Você mencionou basquete, o que mais conheço é futebol. Sempre há aquele colega que está todo final de semana presente no fute, mas ao passar dos anos continua perna de pau. Ele não está praticando? Não deveria ter melhorado? Mas continua sempre errando os chutes...
Enfim, creio que todos temos aptidões, e devemos buscar conhecê-las e explorá-las. Isso deixará a atividade mais prazerosa. Nada que impeça fazer algo que você sinta dificuldade, que não tenha talento, mas que goste. É bom se desafiar. Porém, em um caso assim, é bom não colocar muita expectativa nisso, e apenas praticá-la pelo prazer que te dá mesmo, sem pensar muito em melhorar. Se evoluir, será lucro.