Não, o título não é um sarcasmo, vcs acham que um proletariado comum conseguiria aumentar seu patrimônio em investimentos?
Meu pai fez isso. Claro que muita coisa ajudou ele no caminho, mas minha mãe
ficou bancando a casa sozinha por um bom tempo, ele levou alguns calotes de sócios mas mesmo assim conseguiu se manter no mercado por mais de 20 anos, ele nunca soube ser patrão, quem tomou mais conta dessa parte depois foi minha mãe.A gente nunca foi rico, meus pais conquistaram alguns bens, mas na parte de investimento financeiro não fizeram, não tinham conhecimento sobre isso, mas também pobre e miserável também não fomos. Nunca vivi no luxo, minha casa é simples, meu pai nunca teve a chance de comprar um carro novo e nunca gastamos o que não tinha, se você olhar pro meu pai, tem dó. Ele é mega simples, é um cara sem estudo, mal sabe escrever, mas eu tô pra ver gente melhor que ele na parte de mão de obra.
Hoje meus pais ainda tem a empresa mas a renda maior tiram de outras coisas, meu pai tá tendo vida de aposentado, fica pescando, cuidando de bicho e vez ou outra faz um serviço pequeno, minha mãe quis trabalhar fora e não quer mais saber de empreender, porque foi muito sofrido, foi muito estressante. Você abrir um negócio sem nem saber direito administrar é bem complicado. Aprenderam muita coisa errando, se fossem ter algo hoje, seria bem diferente. Mas faz parte do jogo.
Então eu acho que dá sim pra alguém sem cacife começar algo, mas você precisa entender de verdade o que tá fazendo. Você precisa ser sua própria mão de obra. É difícil, mas também vale a pena, só que é preciso tar realmente disposto a fazer dar certo ou você perde dinheiro e fôlego.