Para você, que vive no Rio de Janeiro, quais regiões acredita que possa haver segurança para o turismo?

Eu acabei escutando há certo tempo que os correios já chegaram a se recusar a fazer serviços por questões de segurança, e costumo escutar notícias às vezes sobre alguma pessoa que veio de fora e acabou em uma situação complicada com o crime organizado, como foi o caso de Rino Polato. Às vezes, eu sinto que sou curioso a respeito do Rio de Janeiro, como eu seria com outros lugares, para acabar vendo algum dia, mas tenho a impressão de que pode ser um lugar perigoso, sobretudo para quem não vive lá e não conhece bem os lugares. Você recomendaria o turismo no Rio de Janeiro ou ao menos em alguma região da cidade, que também não seja apenas de ponto turístico? Você recomendaria algum lugar peculiar também, além dos pontos turísticos já normalmente conhecidos? Entre os centros comerciais (shoppings), quais recomendariam mais?
Seria muito perigoso visitar as zonas mais seguras do Rio de Janeiro?
Eu agradeço a orientação.
13/04/2019 08h42

Vir ao RJ para visitar shopping, só recomendaria se a pessoa fosse da área rural

ou cidade pequena. Qd viajo, só vou ao shopping para usar o banheiro.
Nas áreas turísticas, deve-se tomar os mesmos cuidados como em qualquer outra grande cidade do país.
Área de alta criminalidade há em qualquer lugar do mundo, só que a mídia não divulga. Ou VC acha que o tráfico de drogas só existe no RJ? É muito dinheiro envolvido e o mercado é global. Dependendo do país, ainda há o tráfico de mulheres, onde as brasileiras são as mais cobiçadas. A máfia italiana tem diversificado mercado e andando mais especializada, inclusive fretando lixo europeu para subdesenvolvidos. Acontece que até em países tranquilos, os locais de criminosos são bem definidos e turista desavisado morre. Em alguns casos, há toque de recolher. Quem está na praia naquele horário da noite, ou é prostituta ou quer comprar drogas. De dia, as famílias curtem a cidade como se nada tivesse acontecido.
Se VC ligar o Cidade Alerta em cada país, inclusive os de 1o mundo, VC não sai nem de casa.
Inexiste uma cidade grande no país, que não tenha criminalidade associada ao tráfico de drogas. O que vejo é moradores fingindo que não vê, jogando a sujeira debaixo do tapete.
Sobre os Correios, ocorre uma má gestão para amanhã quebrar e privatizar. Os carteiros da minha área são preguiçosos. Colocam as cartas zonais numa residência só, qd tem preguiça de distribuí-las. Errar o endereço vez ou outra, entendo. Mas com regularidade e em bloco, é vagabundagem. Não quer trabalhar, dá a vez para outro. Infelizmente, tem ocorrido MT roubo de carga e o problema está no Brasil como um todo, que compra a mercadoria pela internet ou em via pública sem exigir nota fiscal. O roubo da carga pode ter sido no RJ,a compra online não necessariamente.
Já os tiroteios nas favelas, isso é típico do RJ por seu desplanejamento territorial homogêneo. Todo bairro, exceto Urca, tem um morro dominado pelo tráfico ou milícia.