Quais são as diferença entre as igrejas evangélicas?

Se todas são cristãs, acreditam na mesma doutrina, no mesmo deus e nos mesmos profetas, por que existem tantas denominações? Exemplo: Entre os muçulmanos, há diferença entre os Xiitas e os Sunitas porque os primeiros acreditam que, após a morte de Maomé, a linhagem profética seguiria com os parentes deste, enquanto os segundos acreditam que não segue esta linhagem.
No entanto, no cristianismo, só consigo ver diferença de crença entre a Igreja Católica Romana, Católica Ortodoxa e Protestantes. Mas qual seria a diferença entre a batista e a mundial?

Quem responder de forma contundente ganha um selo "intelectual de internet".

Bom dia.
anônimo
anônimo
23/05/2019 22h41

Eu tô enferrujado pra esse tipo de assunto, mas se vc tiver real interesse em

entender mais sobre isso, te indico um livro chamado: A história do cristianismo ilustrada. Autor é Justo Gonzales.
É o mínimo que qualquer cristão deveria saber sobre como as coisas chegaram até os anos atuais com todas essas denominações existentes.
E outro livro também que pode ajudar nisso é Cristianismo Pagão de Frank Viola.
Neste, há um estudo mostrando de onde surgiu a maioria dessas coisas que vemos nas igrejas hoje em dia..
Quem inventou de bater palma, quem fez altar, quem cismou que deveria usar terno, quem fez os bancos em fileiras... os caras relaram muitas coisas que foram inventadas ao longo dos anos, não tendo nada a ver com a ideia do cristianismo primitivo.
Se quiser aprofundar em toda a bagaça, além dos dois citados eu indico, Geza Vermes, John Dominic Crossan e muita leitura.