Sou a favor. Porque vejo nele um meio pelo qual o indivíduo possa pelo menos sonhar e ir atrás do que deseja; materialismo. Claro que alguns não desejam tanto, ja outros querem tudo e mais. Independente do quão desigual é o sistema capitalista, ainda assim é possível viver melhor, lógico que estou generalizando, pq sabemos que uma massa, a grande maioria vive numa miséria. Mas não é culpa total do capitalismo, exemplo são alguns países onde a população vive sem pobreza. E a pobreza e gerada por administração pública também, ou a falta dela. Tem gente que critica o sistema mas quer o melhor que pode ser criado pelo capitalismo, quanta hipocrisia?
O problema é o capitalismo ou as pessoas? Respondo pra mim mesma: as pessoas num país vivem a forma como aceitam suas políticas.
A final, capitalismo ou não?
O problema é o capitalismo ou as pessoas? Respondo pra mim mesma: as pessoas num país vivem a forma como aceitam suas políticas.
A final, capitalismo ou não?
Basta olhar os exemplos dos países alinhados, e não alinhados.
Todos os países que seguiram
modelos capitalistas, como EUA, União Europeia, Japão, dentre outros, se tornaram ricos. O Brasil ficou entre o capitalismo e o socialismo e se deu mal.
O problema é que o brasileiro de fato ainda não tem muita noção do sistema capitalista na prática, nascemos, crescemos e vivemos em um país de esquerda corporativista. A ideia de livre mercado é fundamental para o aumento de renda da população, sem o livre mercado, as pessoas não conseguem vender, gerar renda, riqueza e consequentemente um país prospero.
Somos considerados para o mundo um dos países mais difíceis de empreender, por exemplo. No Brasil, a população sofre por achar que qualquer medida liberal privilegia os empresários, quando na verdade, privilegia a todos, pois tudo fica menos burocrático e mais barato.
Só que vai tentar explicar o capitalismo puro para o povo brasileiro, é como explicar geometria para um bebê.