A- A favor.
B- Contra.
Há uma grande tendência mundial em relação a descriminalização da posse de maconha, pois nos países que foram legalizados, não houve aumento de usuários.
Em suma, acredita-se que muitas pessoas são presas como usuárias de maconha e acabam se envolvendo com grupos criminosos, pois são tratados como criminosos pela polícia e pela sociedade, aumentando, portanto, a criminalidade.
Na contramão, outras pessoas acreditam que a flexibilização ajudará a flexibilização de outras drogas, além do traficante, e a distribuição de drogas para jovens e pessoas que até então não tinham contato com as drogas, aumentando a quantidade de usuários.
Mas e você? Vê isso como algo positivo ou negativo para a sociedade? E por quê?
A - A favor.
O Estado brasileiro eh muito paternalista. Ele quer proteger o cidadão
dele mesmo. Um usuário de drogas não faz mal a ninguém, a não ser a si próprio. Mas o estado pensa que o cidadão não capacidade de discernir que eh melhor para si, entao toma a iniciativa de criar leis para coibir o usuário de ele consumir drogas, acreditando que está fazendo bem. Ou seja, o Poder Público pensa não temos direito a escolha, que somos "crianças" incapazes de decidir o que melhor para nossas vidas. Cabe ressaltar, que o Código Penal não pune auto-lesão. Se a pessoa pretende tomar veneno ou suicidar, ela não será punida, pois faz a mal apenas a si próprio. Mas paradoxalmente, no que se refere a drogas o Poder Público se "preocupa" com a saúde da pessoa e criminaliza os entorpecentes para proteger o indivíduo de si mesmo. Isso não lógica.
A conseqüência disso eh a lotação do sistema carcerário, com a prisão de milhares de pessoas, na sua maioria usuários que foram pegos com pequenas quantidades. E o mais brutal disso eh que são a maioria jovens negros, vítimas de um sistema judiciário seletivo. Um exemplo emblemático eh caso do jovem Rafael Braga, condenado a 11 anos de prisão por portar apenas 0,6 gramas de maconha, 9,3 gramas de cocaína. Quantidade muito pequena que deveria ser enquadrada como usuário, mas nosso sistema racista de justiça o condenou por tráfico. Temos milhares de casos como esses. A descriminalização eh importante para acabar esse sistema de seletividade penal quanto um grupo específico de pessoas.
Por fim, a proibição do uso de maconha aumenta o poder do tráfico, pois sendo ilegal os traficantes lucram com sua venda. Esse dinheiro servirá para financiar o crime organizado tornando o mais difícil de ser combatido.