15/07/2014 20h46

Acho que depende do que você considere amor e o que considera construir, acredito ser

muito subjetivo pois cada um encara o amor de uma forma.

É comum nos países orientais as pessoas se casarem sem se amarem e sem estarem apaixonados, inclusive ainda existe muito casamento arranjado.
O que acontece é que lá as pessoas procuram alguém com os mesmos objetivos e pontos/gostos em comum, e aos poucos as pessoas vão se conhecendo melhor e aprendendo a amar um ao outro.

É dito que nos países ocidentais o amor é como uma chaleira de água quente, as pessoas se casam no calor da paixão mas com o tempo a água da chaleira vai esfriando. Enquanto que nos países orientais o amor é como uma chaleira de água fria, que vai esquentando aos poucos.
Pelo menos é o que nos ensinam na minha religião (exatamente com essas palavras), a não procurar exatamente por alguém que você esteja apenas apaixonado, mas a buscar uma pessoa com os mesmos ideais e as qualidades certas, pois mesmo que você não seja apaixonado por ela, se ela for realmente especial o amor surgirá com o tempo.

Eu tenho um parente que foi obrigado a se casar com a mulher, ele a engravidou e o pai ameaçou matá-lo, há 40 anos atrás isso era comum. Ele se casou odiando a mulher e passou muitos anos maltrando a coitada. Depois com o tempo ele começou a amá-la conforme foram convivendo e hoje ele se arrepende muito por tê-la destratado no início porque agora ele a ama muito. Eles nos contam isso.

Não vou contar sobre os parentes e conhecidos que "se casaram por amor" e hoje estão separados, seriam muitas histórias.

Reflita.