Meu irmão tem 17 anos, e ele diz odiar capitalismo. Diz que a culpa do brasileiro ser pobre é culpa dos ricos. Que o rico só é rico pq ele teve estrutura familiar para isso, a exemplo banqueiros e empresários. Não gosta d capitalismo mas adora comprar quinquilharias, celular se pudesse seria o último do mercado e mais caro. Será que ele por ser criança pensa assim? E se não mudar? Pq a juventude de hj não ler, tudo que fala é baseado no q já ouviu de alguém. Se diz ser a direita etc. A experiência fará mudar? Ou será um idiota? Por um lado acho interessante que pensa, mas nem td mundo que pensa e tem opinião é crítico. Além dele tem mais uma irmã q faz história e tem um pensamento que até Deus perde a paciência. Minha outra irmã faz enfermagem e tamb é levada juto cm os dois. O moleque até tem um cérebro legal, mas tá sendo desperdiçado
Isso acontece porque o governo não quer uma sociedade instruída e alta o suficiente. Querem
que os gados se mantenham sempre na coleira, dependendo de verbas estatais, para que nunca deixem de pagar impostos, tornando assim, reféns do estado.A escola já começa vendendo a ideia de que o "capitalismo", mesmo sem explicar como é o capitalismo de livre mercado e etc... é malvadão, oprime os mais fracos enquanto favorece os mais ricos.
Ora, vamos lá, quem sustenta os ricos? Como eles ganham dinheiro? De onde vende esse dinheiro? Primeiro esses anticapitalistas devem entender isso que é o básico.
Uma sociedade pobre não consome, portanto os ricos deixam de ser ricos se não oferecerem a esse povo um preço justo. Compra e venda é isso, não adianta vender se não houver compradores. Isso é muito bem explicado em "O Consumidor Soberano", no livro "A mentalidade anticapitalista" de Von Mises.
Mas os burros não entendem que o capitalismo praticado no Brasil é o de conchavo, corporativista, mantido por verbas estatais, logo, mesmo com uma sociedade pobre, os ricos ainda não perdem sua riqueza. Isso já foi várias e várias vezes explicado por Friedman e Mises no séc passado.
Mas esses caras vão na ideia de babacas que não entendem de economia, só de sociologia e politicagem.