Sejam sinceros.
Me chamaram de privilegiado e fiquei me questionando sobre isso hoje, voces acham isso serio ou é vitimismo?
Me chamaram de privilegiado e fiquei me questionando sobre isso hoje, voces acham isso serio ou é vitimismo?

anônimo

anônimo
21/08/2019 04h16
Acho que é privilégio nascer fora do Brasil! Penso que o preconceito no Brasil é
contra pobre e o preconceito racial deriva da assunção de que o negro, em geral, seja pobre.O que explica, na minha opinião, entre outras coisas, o surgimento de termos insuficientes como "racismo reverso". A arrogância, a prepotência, o preconceito doais pobre, um país de tolos como o Brasil afeta tanto brancos como negros.
Eu já experimentei episódios de preconceito, como já disse não sou um cara de hábitos muito requintados e dependendo de onde você esteja, de bermuda e chinelos é "mal visto" - mesmo no RJ - terra do chinelo e da bermuda. Episódios de preconceito misturado à sobrerba? Vários! Inclusive de gente negra quando (e principalmente la produtora está prestando algum serviço. Não tem 15 dias tive um funcionário, humilde, desrespeitado, ofendido em uma circunstância assim por alguém com uma situação financeira (a princípio) superior. Uma pena, mas a proprietária da empresa a quem estávamos prestando serviço é minha cliente, minha corretora de investimentos, e acabei levando a situação para ela, de tal aviltante.
Bem, é um outro prisma, um outro ponto de vista, não pretendo debater razões nem convencer ninguém, apenas apresentar outro ponto de vista. Tenho uma irmã negra, adotada e adorada pelos meus pais e por mim, e todo episódio que presenciei, até falamos sobre isso esses dias, passava não pela cor da pele, mas pela condição social inferior como "condutora" da situação.
Esses relatos de abrir bolsa em lojas, ser abordada em shopping, etc.. Ela mesma disse nunca ter passado, fora das situações normais onde todo mundo mostra, todo mundo está sendo abordado/revistado.